Polícia Federal desarticula esquema de fraude no Censo Escolar de Serrano/MA

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (27) a Operação Nonsense II, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável por fraudar o Censo Escolar Municipal de Serrano/MA. A investigação contou com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

As fraudes consistiam na inserção de dados falsos no sistema EducaCenso, do Ministério da Educação, para inflar o número de matrículas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre 2018 e 2022, foi constatado um aumento de 4.330% no número de alunos registrados no EJA, o maior percentual do país. Atualmente, 36,29% das matrículas da rede municipal de Serrano correspondem ao EJA, o que equivale a 15,06% da população do município.

A operação mobilizou 20 policiais federais para cumprir cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís, Serrano e Apicum-Açu. Também foram adotadas medidas cautelares, incluindo o afastamento de agentes públicos envolvidos.

Os investigados poderão responder por crimes como inserção de dados falsos, falsidade ideológica e associação criminosa. A operação foi batizada de “Nonsense II” em alusão ao descompasso entre os dados fraudulentos do Censo Escolar e a realidade local.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Sobre

E-mail: tribunamaranhense@gmail.com
Contato: (98) 985812963 – Whatsapp

© 2024  – Tribuna Maranhense